-----------------------------------------------------


Urbano Medeiros pertence à família espiritual de Charles de Foucauld. Esta família é constituída por padres, irmãs e leigos (casados ou solteiros). Urbano pertence ao grupo dos casados. Charles de Foucauld é um Beato, um grande convertido, considerado o São Francisco do século XX.

O Ministério de Urbano Medeiros se desenvolve através de palestras, cursos, retiros, encontros para músicos, para ministros de música. Também dá aulas de instrumentos de sopro: saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone, bombardino e trompa. Ensina ainda violão, guitarra e contrabaixo, sempre direcionando seu trabalho em vista da formação de ministros de música. Esse é um dos aspectos do seu ministério.

Urbano faz gravações de músicas, palestras, CDs, DVDs, etc. Também trabalha gravando em CDs de outros músicos cristãos. Este aspecto de seu ministério consiste em levar a mensagem através dos veículos de comunicação.

Outro trabalho desenvolvido com um carinho todo especial por Urbano Medeiros é o de levar a música hesicasta (esse termo foi criado por ele). Trata-se de música prece, música oração para os irmãos enfermos, para os deficientes, para pacientes terminais, nos hospitais, nos presídios, nas casas de família, principalmente. Urbano vai de casa em casa levando esse conforto espiritual através das notas.


Urbano desenvolve ainda um trabalho com os índios Yanomami, no alto Rio Negro, ensinando música e falando das coisas de Deus para aqueles irmãos tão sofridos.

Trabalha também junto às pessoas da zona rural, aos catadores de papel, tocando debaixo de pontes para os mendigos, para as pessoas que estão famintas. Principalmente com os pobres mais pobres, com os mais sofredores.


Católico. Trabalha muito na questão do diálogo ecumênico com os irmãos Ortodoxos. Tem cartas do Vaticano,




 

 

 

 

 

 


de Cardeais e dos dois Papas João Paulo II e Bento XVI pedindo a ele que continue com esse trabalho de criar essa ponte entre ocidente e oriente. Até mesmo porque a raiz de Urbano Medeiros está no oriente.

João Paulo II falava uma coisa interessante: “A Igreja tem dois pulmões”. Como o corpo humano tem o pulmão da esquerda e o da direita, o cristianismo respira com dois pulmões. O pulmão do ocidente e o pulmão do oriente, esses dois tem que estar em harmonia, em unidade, em sintonia, para que o sopro da vida que é o Espírito Santo renove a face da terra.

Urbano desenvolve um trabalho de pesquisa das músicas do oriente, as músicas bizantinas, as músicas da Síria, as músicas dos cristãos da índia.

A Igreja Católica possui mais de vinte ritos diferentes, e na Igreja Ortodoxa também existem vários ritos. Assim Urbano busca criar pontes entre o ocidente e o oriente.

Urbano já passou por cerca de cinco mil cidades, do Amazonas ao Rio Grande do Sul, de Rondônia ao Rio Grande do Norte. Sua missão é servir às comunidades de uma forma fraterna, desinteressada. Urbano Não se considera uma estrela, gosta de um trabalho mais humilde, simples e escondido. Serve de modo singelo, limitado e humilde.

As pessoas que pretenderem entrar em contato com Urbano Medeiros podem escrever cartas e enviar pelo correio utilizando o seguinte endereço:

Urbano Medeiros
Caixa Postal 170
CEP: 35.660-970
Pará de Minas – MG.

 

--------------------------------------------

Clique na imagem abaixo e leia a carta do Vaticano enviada a Urbano Medeiros:

 

 

 
Webmaster